Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

3 filmes sensíveis sobre perdas e lutos

A psicóloga Teresa Vera de Sousa Gouvea, especialista em luto, tem um ótimo inventário de filmes em seu site "Laços e lutos". A nosso convite, separou 3 títulos especiais que recomenda para aqueles que vivem a dor dos laços desfeitos.

Por Teresa Gouvea 

foto de divulgação

O QUARTO DO FILHO

Direção: Nanni Moretti

“O Quarto do Filho” traz o luto dos pais após a perda do filho. A tentativa de refazer os últimos passos de quem parte para explicar e compreender os adeuses que não comportam despedidas e ocorrem alheios ao sonhos ainda não cumpridos, revirando o mundo presumido de quem acreditava partir antes. O impedimento de manter uma rotina diante da dor e a descoberta desse filho após sua partida. Sensível e delicado!

Sinopse: Giovanni (Nanni Moretti) é um psicanalista que reside e trabalha na cidade de Ancona, na Itália. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Sua vida transcorre tranquila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.

 

 

foto de divulgação

REINE SOBRE MIM

Direção: Mike Binder

“Reine sobre Mim” é um filme para ser visto com o coração. A solidão de um homem após a perda da esposa e filhos. Relata os caminhos para nos aproximarmos de alguém após um desastre em que as pessoas que nos habitam desaparecem de nossas vidas. Reflete sobre a tendência a julgarmos as vivências do luto, nossos certos e errados e a importância do acolhimento. Para refletir, muito!

Sinopse: Um homem que perdeu toda a sua família em Nova York durante os ataques terroristas de 11 de setembro reencontra um velho amigo de escola. Retomar a grande amizade do passado parece ser a única coisa que poderá ajudá-lo a se recuperar do enorme sofrimento que vive.

 

foto de divulgação

A LIBERDADE É AZUL

Direção: Krzysztof Kieslowski

Após a perda do marido e da filha, a personagem carrega como memória da sua história um lustre azul. Parte em busca do esquecimento da devastação familiar. Diante das perdas ocorre a tentativa de ensaiar uma vida onde não caiba ninguém. Esse filme fala de dor, da impossibilidade de esquecermos nossas história e da necessidade de seguirmos apesar dos adeuses.

Sinopse: Após um trágico acidente em que morrem o marido e a filha de uma famosa modelo (Juliette Binoche), ela decide por renunciar à sua própria vida. Após uma tentativa fracassada de suicídio, ela volta a se interessar pela vida ao se envolver com uma obra inacabada de seu marido, que era um músico de fama internacional.

* Teresa Vera de Sousa Gouvea é psicóloga, especialista em Luto e Terapia Familiar e de Casal, autora do livro “Laços e lutos” e também do site e da página com o mesmo nome. Teresa recomenda mais de 50 filmes no seu site.