Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

O que eu faço com esse buraco?

Um ano após a morte súbita do seu marido, Marilu Rodrigues lança um lindo livro para crianças e adultos sobre onde colocar tanto amor.
Sempre falamos por aqui sobre a importância de conversarmos com as crianças sobre as perdas, e os livros são ferramentas incríveis para facilitar essa aproximação. Hoje temos o orgulho de indicar “O que eu faço com esse buraco?”, um livro para crianças e adultos escrito pela querida Marilu Rodrigues, que contou sua história aqui no site e resolveu transformar a ausência física do João em uma narrativa amorosa e lindamente ilustrada.
Marilu perdeu seu marido João aos 36 anos em 2019. Assim, sem aviso prévio. A morte foi súbita, mas os questionamentos convivem com ela até hoje. Assim como a maioria de nós, Marilu foi uma criança que nunca ouviu falar muito sobre a morte, e por mais inacreditável que seja, cresceu sem pensar que isso pudesse acontecer em sua família. Pelo menos, não antes de ter filhos com o João e de envelhecerem juntos. Num grupo de apoio a viúvas, ela sentiu o sofrimento de outras mulheres que não sabiam o que responder aos filhos quando faziam perguntas sobre a morte de seus pais. Foi aí que Marilu teve essa ideia. O livro surgiu como forma de homenagear o João, mas também com o intuito de transformar sua dor em amor para outras famílias.
IMG_9183
João e Marilu se transformaram em dois pinguins que têm dois pets: A Amélie (cachorra) e o Haroldo (gato). Juntos, eles vivem felizes para sempre, até que João morre repentinamente. Logo após a morte dele, Marilu percebe que está diferente, que agora tem um buraco no peito. Ao tentar procurar ajuda médica, repara que outras pessoas também têm um buraco, mas cada um de um jeito. Afinal, o luto nunca é igual para todos. E nessa consulta, ela descobre a única verdade que podemos armar sobre a morte: quem a gente ama nunca morre.
IMG_9182
O livro pode ser encomendado no site da própria editora. É só clicar nesse link. E vejam que interessante: Kristina, a ilustradora da qual Marilu era fã, perdeu a mãe quando ainda era criança e sentia falta de mais livros que possam ajudar no processo de luto dos pequenos. Juntas, além de construírem uma linda amizade, produziram um livro doce que conta a história da família da Marilu.