Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Os amigos do balacobaco

Um livro para lhe ajudar a falar com as crianças sobre a partida de alguém amado

balacubaco

“Ana, Sofia e Paco são os amigos do balacobaco! Eles viviam sempre juntos… Até o dia em que descobriram que o coração da amiga Ana havia parado de bater.”

Essa é a história de “Os amigos do balacobaco”, um pequeno lindo livro escrito por Silvia Camossa e ilustrado por Ana Terra que pode ajudar as famílias a conversar sobre a morte com suas crianças quando necessário.

Ganhei o livro da autora no dia em que apresentamos os resultados da primeira fase do ‘Vamos falar sobre o luto?’ em um evento em São Paulo. Sabia que Silvia escrevia bem e também sabia que ela tinha uma sensibilidade diferente para a vida. Então, quando recebi o livro, tive certeza que eu também aprenderia com ela, e não apenas as crianças.

Quis logo ler com meus filhos e descobrir como Silvia abordaria o tema – e não estava errada em imaginar que seria da forma mais doce e sensível. Minha filha Gabriela (9 anos) terminou num suspiro dizendo que o livro era lindo! Pegou-o das minhas mãos e começou a folheá-lo novamente, querendo voltar nas partes que mais a tocaram.

Por eu fazer parte do projeto, o tema luto tem sido abordado em casa com mais e mais naturalidade… e foi também com naturalidade que meu filho mais novo, Fernando, de apenas 4 anos , me perguntou: “ela morreu mamãe?” Sem me dar tempo de responder, Gabriela rapidamente tomou as rédeas daquela conversa e explicou para o irmão que a amiga deles tinha virado uma estrelinha, mas que no coração deles nada tinha mudado porque eles a amariam para sempre! A conversa se estendeu por mais uns minutos e nós três revisitamos cada mensagem que o livro nos apresentou.

“Espero que esta história seja um instrumento sensível e poético para levar até as crianças um diálogo cuidadoso sobre a morte, com amor e superação” diz a autora em seu site. Fechei o livro grata por Silvia ter me proporcionado um momento tão rico e profundo com meus filhos e ajudado a conversar com eles sobre o tema.

Saiba mais sobre a autora e o livro em:

http://www.silviacamossa.com/os-amigos-do-balacobaco/