Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Fazer o luto nunca significa esquecer

Viver o luto é muito mais sobre lembrar do que esquecer. Essa verdade é a essência desse brilhante texto do Contardo Calligaris.

dreamsjar

Quando passamos por um luto, muitos amigos e parentes apostam no mesmo pressuposto e sugerem que a gente dê um jeito para se distrair e para “esquecer” logo. Pois bem, o tal pressuposto é errado: ‘fazer o luto’ nunca significa esquecer quem e o que perdemos – ao contrário, para ‘fazer o luto’ e sair minimamente da “fossa” é necessário se lembrar.

Nesse texto belíssimo que você lê aqui, o psicanalista Contardo Calligaris fala como viver o luto é muito mais sobre lembrar do que esquecer… O contrário do que muita gente (que não viveu o luto) pensa. Leitura indispensável para aqueles que desejam ajudar um amigo ou parente que passou por uma grande perda.

(dica: para quem não é assinante da Folha, basta escolher ‘cadastre-se’ e depois ‘acessar com Facebook’ para ler o texto na íntegra).