Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Quando nada parece fazer sentido

O que acontece quando recebemos uma notícia que nos atira para fora do ônibus da vida? Às vezes a falta de sentido parece fazer mais sentido do que tudo.

Unsplash

“É um término de relacionamento, a confirmação de que alguém próximo está muito doente, um aviso de despejo, uma carta de demissão, uma solene injustiça, uma ingrata constatação, a notícia de uma morte. Por alguns minutos, horas ou dias, dependendo de quão fundo se vai, é como se o resto fosse um grande filme narrado em sânscrito popular com legendas em aramaico. Para além de ficar catatônico e inerte, a cabeça vai longe, pensando em todos os fatos que levaram àquele momento e, é claro, nos desdobramentos reais ou fantasiosos dele. E nos apegamos a esse passado e a esse futuro porque nossa loucura parece ser a única coisa realmente sã em tudo aquilo.”

No post de 2013, publicado no Blog do Sakamoto / UOL, o jornalista Leonardo Sakamoto* fala sobre a mudança de perspectiva pela qual passamos no momento em que nos deparamos com a perda. Uma experiência que pode durar horas, dias, meses…., mas que é inevitável para a elaboração da perda. Como diz o autor, jogar um paninho em cima não faz com que as feridas se cicatrizem. É preciso dar atenção ao momento e entender o processo para que um possível crescimento surja da dor. Leia mais aqui.

*Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Professor de Jornalismo na PUC-SP e pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York, é diretor da ONG Repórter Brasil e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão.