Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Primo é tudo de bom

Rita fala sobre a explosão de amor que existe entre os primos frente a perda e a emoção de saber que seu filho Paulo, que partiu há 5 anos, será homenageado com o nome do filho de seus primos Luan e Luanna
Luanna, Rita, Luan, Zé Ruy (pai do Paulo) e, na frente, Rodrigo (filho do Paulo). Na barriga da Luanna, o Paulinho, nome que irá homenagear o tio Paulo José.
Luanna, Rita, Luan, Zé Ruy (pai do Paulo) e, na frente, Rodrigo (filho do Paulo). Na barriga da Luanna, o Paulinho, nome que irá homenagear o tio Paulo José

Há 5 anos o meu filho Paulo José partiu com 28 anos de idade. O fato dele ter partido tão jovem torna essa experiência muito única e dolorida para quem está em volta. É talvez o momento de vida em que você se relaciona com o maior número de pessoas. Muitos planos, muitos projetos, família se formando, expansão na carreira, muita coisa acontecendo.

Pensando nessa turma toda que teve que se despedir do Paulo, hoje falarei sobre seus primos.

A partida do Paulo fez com que a família se grudasse. Quisesse se ver mais, se amar mais, dividir mais, participar mais, ser parte. E reparei que nessa hora a irmandade da relação entre primos explode. Os primos do Paulo sofreram e ainda sofrem muito de saudades. Da falta de uma referência da vida toda. Do elo de relação entre a geração deles e os mais velhos e mais novos da família.

Eu achei muito bonito ver a união dos primos do Paulo em tudo o que vivemos em relação ao seu caminho tão intenso e curto perto de nós.

E trago aqui um exemplo maravilhoso e emocionante sobre isso: A história do Paulinho (Paulo José), um bebe que está chegando e seu nome foi escolhido em homenagem ao meu filho Paulo José.

Quando soube dessa homenagem eu me emocionei demais. Senti um amor imenso por todos os primos do Paulo e em especial pelo Luan e Luanna que pensaram nisso. Gente, que coisa mais linda! Que homenagem maravilhosa! Que continuidade incrível. Acho que não pode existir maior homenagem. E veio de um primo, um irmão, porque aprendi que os primos são irmãos. “Foi uma pequena homenagem para um grande irmão. Com certeza ele está todo orgulhoso. Muito amor.” Foi o que me disse o Luan. E agradeço a generosidade da Luanna que respeitou esse desejo de primo e o incorporou com um amor ainda maior. Ela também tinha um Paulo a homenagear, seu padrasto querido, o Paulo Henrique, que também não está mais aqui.

Ela mesma nos conta como foi para eles esta escolha. Um dia deitados, planejando o futuro, imaginando um filho, nasceu a ideia dessa homenagem, que transcrevo aqui com um texto da própria Luanna:

Há alguns anos, eu e o Luan começamos a conversar um pouco mais a sério sobre nossa vontade de ter filhos. Ele sempre foi louco para ser pai e eu comecei a sonhar esse sonho lindo com ele. Há alguns anos nós definimos juntos que se um dia viesse nosso garotão, seu nome seria Paulo José. Lembro até hoje que estávamos deitados, perdidos em devaneios sobre nossos futuros filhotes e eu disse: se for menina eu gosto muito do nome Alice e ele com todo jeitinho me disse que gostava muito do nome Paulo, e eu na hora amei a ideia, o olhos do Lu encheram d’água. 

Quando o Lu perdeu seu primo, lembro que estávamos bem no começo de nosso relacionamento e por isso infelizmente eu não tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, mas suas histórias juntos eram contadas para mim sempre com muito carinho. Sempre com a promessa de “precisamos marcar alguma coisa para que eu te apresente ao Paulinho”. Lembro de como foi difícil para o Lu perder um irmão tão querido, e como foi difícil para mim presenciar toda aquela dor sem conseguir conforta-lo. Quando ele propôs o nome eu fiquei radiante. Também tive um Paulo muito importante na minha vida, meu pai de criação se chamava Paulo Henrique e eu também o havia perdido há mais ou menos dois anos. Meu coração ficou em festa. Ambos faríamos uma linda homenagem à dois amores que partiram e que com certeza ficariam muito felizes em emprestar seus nomes ao nosso rebento. Este ano ganhamos o maior presente de nossas vidas. Em um susto nos descobrimos grávidos e descobrimos que teríamos a honra de sermos pais de um menino. O céu deve estar em festa com a chegada do nosso Paulinho, nosso Paulo José.

Obrigada Luan e Luanna, coisa mais linda isso tudo. Que seu Paulinho seja tão amoroso, curioso, provocativo e criativo como seu primo Paulo. Que a generosidade de vocês permaneça porque esse mundo está precisando muito de amor e vocês são isso, puro amor e sentimento. Seu primo deve estar tão conectado com seu Paulinho e seu amor. Imagino a felicidade dele. Viva os primos. Primo é tudo de bom.