Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

O Cinema e o Luto

Quem, em sã consciência iria acreditar que um grupo de desconhecidos poderia se encontrar em um cinema pra falar sobre a Morte? Dra Ana Claudia Quintana Arantes e eu, acreditamos. E deu certo!

 

jon-tyson-769995-unsplash

Desde agosto de 2017 recebemos um grupo de mais de 100 pessoas cheias de vida, com perfis bastante distintos, interessados em assistir um filme em que a morte norteia a escolha e o rumo da conversa que teremos naquela noite após o filme. Este encontro acontece todos os meses no Cineclube da Morte no Caixa Belas Artes, em São Paulo.

Testemunhando todas as facetas da morte na telona, saímos tocados, inspirados, incomodados e acima de tudo, querendo honrar a vida e viver plenamente.

A proposta é criar um espaço de reflexão, troca e aprendizado. Assistindo filmes, temos a possibilidade de nos colocar no lugar do personagem e refletir.

Esta seria minha escolha?

O que eu quero para o fim da minha vida?

Quais são meus medos? Quais são meus desejos?

O que quero mudar na minha vida?

Porque isso me tocou tanto?

E assim vamos nos preparando para viver o inevitável. Negar a morte apenas nos deixa despreparados para morrer e para ajudar uma pessoa amada a morrer. E a morte tem muito a nos ensinar, se deixarmos.

A curadoria dos filmes é feita a partir da perspectiva que queremos trazer para a discussão.

Ainda teremos 03 sessões em 2018. Venha nos encontrar!

02/Out – Antes de Partir (encerramento da Semana InspiAÇÕES Sobre Vida e Morte – o Vamos Falar Sobre O Luto é apoiador desse evento! Clique aqui para conferir a programação)

06/Nov – Para sempre Alice

18/Dez – Intocáveis

Os ingressos são vendidos na bilheteria ou no site do Caixa Belas Artes, e começam a ser vendidos sempre às quintas-feiras da semana anterior da sessão (http://www.caixabelasartes.com.br/ingresso-online/)

Acompanhe novidades sobre a agenda na página do Facebook: infinito.etc

 

Compartilho aqui minha lista com alguns filmes já discutidos no Cineclube da Morte e outros que estão por vir:

 

A Partida – 2008

Este filme fala sobre o ritual de preparação do corpo, o sagrado e sobre propósito de vida,

Trata a morte de maneira direta ao apresentar-nos a profissão de preparador de corpos. No Japão há uma cerimônia com os familiares e amigos presentes em que o corpo é limpo e maquiado para voltar à vida. Além de possui uma quantidade assombrosa de momentos tocantes (leve seu lenço), seja por esses momentos ou pela poesia implícita neles, A Partida de certa forma celebra a vida como um processo de auto-descoberta, e a morte como uma despedida solene das pessoas que convivemos por este breve tempo.

a-partida_okuribito

 

A balada de Narayama – 1983

Crenças culturais e escolhas. Morte como escolha. Sociedade

Mostra o embate entre valores da alma, representado pela força do instinto animal, versus os valores morais do homem.

A tradição e a cultura ganham eco na comunidade isolada em que vive a personagem Orin, que, de acordo com as características do local e da época, são obrigados a selecionar entre idosos que completam 70 (anos) de idade e recém-nascidos, aqueles que terão o direito de continuar vivendo, em benefício da subsistência dos demais membros.

74580_f1

 

Cerejeiras em flor – 2009

Olhar pro outro, respeito, escolhas. Marido e Mulher

Como dar amor e felicidade a alguém que você ama e está prestes a morrer, se ele é fechado para qualquer aventura e emoção? É com este desafio que começa o filme Hanami – Cerejeiras em Flor (Kirschblüten, Alemanha, 2008) da diretora Doris Dörrie.

hanami

 

Mar adentro – 2004

Eutanásia, escolhas. Foco no paciente

O filme é baseado em fatos reais e versa sobre a história do pescador espanhol Ramon Sampedro (Javier Bardem) que ficou tetraplégico após um acidente no início dos anos 70. Nos 25 anos que se seguiram, Ramon luta para morrer.

cinegarimpo_mar-adentro-4-286x425

 

Invasões Barbaras – 2003

Proporcionar um bom final de vida. Ler nas entrelinhas. Pai e filho

O enredo de “As Invasões Bárbaras” se dá em torno de Rémy (Rémy Girard), um historiador, professor universitário em Montreal, que se encontra em fase terminal de um câncer, e de seu filho, Sébastien (Stéphane Rousseau), administrador de riscos financeiros em Londres que tenta a todo o tempo proporcionar ao pai um final de vida melhor, com menos sofrimento.

 

asinvasoesbarbaras27102011

 

 

Fale com ela – 2002

Compaixão, cuidado.

No cerne da trama, um sentimento meio fora de moda: a genuína compaixão pelo ser humano.

Fale Com Ela_1

 

O quarto filho – 2001

Luto. Como aceitar a morte. Família

No filme, o cineasta italiano Nanni Moretti (que interpreta o psicanalista Giovani) nos faz quase conformar-se com a felicidade da família que, pouco mais fosse retratada, chegaria a entediar. Mas Moretti nos leva até o limite aceitável para, num passe de cuidado cinematográfico, nos trair a emoção. A morte do filho Andrea parte a união familiar como também o coração do público.

O-Quarto-do-Filho-2001-2

 

Truman – 2016

Escolha do destino da vida. Paciente

Darín interpreta Julian, um ator argentino radicado em Madrid. Ele, que lutava contra um câncer, recebe a notícia de que a doença se espalhou por todo o corpo. Sem perspectiva de cura, ele decide interromper o tratamento e aguardar pela morte. Então, recebe a visita de um amigo de infância que mora no Canadá, Thomas (Javier Cámara). O amigo tenta convencer Julian a seguir lutando, mas, sem muita abertura, acaba convencido a aproveitar o curto tempo que eles têm juntos para matar a saudade e também se despedir.

truman-cartaz

 

Outros títulos

Conta comigo – 1986

A última grande lição – 1999

Antes de partir – 2008

Como eu era antes de você – 2016

Doce novembro – 2001

Elza e Fred – 2014

Encontro marcado – 1998

Ensina-me a viver – 1971

Lado a lado – 1999

Menina de ouro – 2005

Meu primeiro amor- 1991

Pequena miss Sunshine – 2006 –

Minha vida sem mim – 2003

O óleo de Lorenzo – 1993

O sétimo selo – 1957

P.S. Eu te amo – 2008

Uma lição de vida – 2001

Uma prova de amor – 2009

Pra sempre Alice – 2015

Intocáveis – 2012

 

Espero vocês!
Tom Almeida

É fundador do movimento inFINITO e da Semana InspirAÇÕES Sobre Vida e Morte.