Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

8 conselhos para ajudar um amigo enlutado a enfrentar as festas de fim de ano

A contagem regressiva para o final do ano está repleta de gatilhos emocionais que podem tornar as festas e celebrações momentos particularmente dolorosos ou emotivos. Veja como você pode ajudar um amigo a se sentir melhor nessas datas

Reconhecer que o Natal e o Ano Novo são momentos muito difíceis para quem vive o luto é a primeira coisa a fazer para evitar um sofrimento maior para as pessoas que amamos.
O site americano Option B, uma fonte constante de informações, e depoimentos para ajudar e inspirar a elaborar nossas perdas publicou estes 8 conselhos, que traduzimos aqui, para quem quer ajudar um amigo ou familiar.

1- Reconheça que as festas de fim de ano podem ser muito difíceis
A vida mudou a partir da nossa perda e as festas vão ser diferentes também. Reconhecer isso em voz alta pode ajudar. Encoraje seu amigo ou familiar a se livrar da pressão de ter que viver essas ocasiões como eram antes.

2- Deixe que eles decidam com quem querem estar…
Seu amigo ou familiar pode se sentir pressionado a estar cercado das pessoas de sempre durante as festas, mesmo que ele não sinta vontade. Encoraje-o a ver e estar apenas com quem quiser. Perguntar a ele com quem deseja estar já é reconfortante pois lhe dará a permissão de fazer a melhor escolha para si mesmo. Se a pessoa que você quer ajudar está longe de seus amigos ou familiares por conta da distância geográfica, ajude-a com sugestões e estratégias para se manter conectada: ligações de áudio ou vídeo, cartas, etc.

3- Deixe-os em paz, se for o que desejam
Pessoas lidam com situações difíceis de maneiras diversas. Algumas precisam estar com amigos e família por perto, outros querem espaço e privacidade. Acredite que sabem o que é melhor para si mesmos melhor do que ninguém. Dito isso, mostre que podem contar com a sua presença no momento que quiserem e que você está apenas respeitando sua vontade e limites. Diga que vai estar por perto, que vai mandar mensagens, ligar ou deixar agrados (biscoitos, bolos) na porta . Pergunte como preferem ser acessados.

4- Poupe-os dos preparativos das festas
Se seu amigo quer companhia e deseja seu grupo mais íntimo por perto, trate de poupá-lo do trabalho da organização do evento. Cuide para que ele apenas aproveite a ocasião e assuma você as providências necessárias. Combine antes com ele mas prepare o cardápio, faça as compras e distribua as tarefas entre os convidados. Ele vai se sentir grato e aliviado.

freestocks-org-470417-unsplash

5- Converse sobre as tradições
Para quem experimentou uma grande mudança, tradições podem ser fonte de conforto ou uma lembrança dolorosa do que perderam. Converse sobre o que ele prefere celebrar. Quer comemorar o Natal de outra forma? Que tradição gostaria de manter? Você pode sugerir uma maneira de honrar quem partiu, com rituais simples como acender uma vela ou fazer uma doação em seu nome. Se for muito sofrido, esqueça. A ideia é fazê-lo se sentir melhor.

6 – Diga que é ok dar um tempo
Uma música favorita, o aroma de um peru assado, um ornamento especial – tudo pode trazer memórias de festas mais felizes. É ok chorar, se dar um tempo a sós e até mesmo mudar de planos. Pense em como ajudar seu amigo a ter esse momento de solidão que ele deseja, especialmente se estiver celebrando em grupo.

7- Encoraje a auto-compaixão
Lembre seu amigo de não se sentir culpado por qualquer bobagem que possa fazer. E se puder, a perdoar os outros pela mesma razão. Todos nós cometemos erros de tempos em tempos. Podemos dizer ou fazer coisas que machucam sem nos darmos conta. Isso é ruim, mas não somos perfeitos, toda interação nos dá uma segunda chance.

8- Comprometa-se a estar perto além das festas
Estes feriados podem ser particularmente difíceis mas é importante lembrar que outros momentos do ano também serão: aniversários, formaturas, casamentos. Enquanto as pessoas lá fora seguem sua rotina aqueles que estão sofrendo podem ver o suporte dos amigos minguar. Você pode fazer coisas simples para manter o seu apoio a longo prazo: mande mensagens regulares e lembre-os que está pensando neles. Reserve algumas datas e se comprometa a convidá-lo para sair e conversar.

Você pode não ser capaz de tornar as festas de fim de ano tudo o que gostaria para a pessoa ou as pessoas com quem se importa. Mas, com algum planejamento e dedicação pode ajudar alguém querido a encontrar alguma medida de alegria e paz.