Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

O luto e a despedida em tempos de pandemia

As barreiras de proteção impostas pela epidemia da Covid-19 tornam ainda mais dolorosas as experiências de perda. Ficamos sem o abraço dos amigos e familiares e, muitas vezes, sem a chance do último adeus em um funeral. Como podemos criar novos rituais dentro dos limites do distanciamento físico?

A gente costuma dizer aqui que o luto tira tudo do lugar. De um momento para o outro, o mundo que conhecemos não é mais familiar. É preciso tempo, compreensão e muita empatia para elaborar um processo de perda. Esse caminho começa geralmente em uma cerimônia de adeus. É quando os abraços de quem amamos se misturam às nossas lágrimas no funeral que começamos a vivenciar e compreender as fortes emoções que a morte de alguém querido impõe em nossa vida por muito, muito tempo. O distanciamento social necessário na quarentena, em diversos níveis ,no mundo inteiro, acrescenta uma camada extra a uma dor indizível. A ausência do ritual  de despedida torna a queda mais vertiginosa e o caminho do enlutado muito mais solitário. É um duplo luto o que nos é imposto, para salvar vidas, neste mundo totalmente desconhecido em que passamos a viver a partir da pandemia do novo corona vírus.

Entendemos, no entanto,  que mesmo sem o conforto físico dos amigos e familiares e sem a possibilidade da realização de um funeral tal como o conhecemos, podemos reinventar nosso adeus e garantir outras formas de homenagens e conexões. Para isso, nós, que falamos muito aqui sobre a importância dos rituais, produzimos uma cartilha de inspiração para quem perdeu alguém querido ou para quem quer ajudar alguém enlutado. Elaborada a muitas mãos por todas nós, criadoras do site, com a ajuda das nossas consultoras, terapeutas especialistas em luto, a  cartilha fala desse novo contexto de luto,  da importância, mais do que nunca, do apoio ao enlutado e sugere novas formas de elaborarmos cerimônias virtuais muito especiais e significativas para estes tempos tão difíceis.

 

NovosRituais_vfsol_15Abr.pdf (1)