Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Fale a verdade

Na celebração do Dia de Finados, vamos lembrar de incluir as crianças e falar com elas sobre a morte e o luto com amor, sem medo ou preconceito.

Quando era criança, eu morava atrás do Cemitério do Araçá, numa rua calma do bairro do Pacaembu, em São Paulo. Costumava me aventurar com meus irmãos por suas alamedas, caminhar e observar os jazigos. Gostava de ler os nomes das famílias dos falecidos ali sepultados e olhar suas fotos (era comum colocarem um retrato do morto nos túmulos). No Dia de Finados, minha rua se movimentava, repleta de gente e vendedores de flores. Na minha memória, aquele cenário se aproximava de uma celebração tão festiva como a do tradicional Dia dos Mortos, no México, e nada tinha de lúgubre ou assustador. Era, até onde eu me lembro, como a morte e seus ritos e espaços deveriam ser: naturais.

Essa naturalização começa na infância. Desde que criamos este espaço de acolhimento e conversa, há 5 anos, temos falado sobre o tabu em torno da morte e suas tristes conseqüências para a elaboração do processo do luto na vida adulta. Afastamos a morte de casa e dos nossos filhos que crescem sem saber como agir ou dizer para ajudar quem perde alguém ou como tratar sua própria dor quando for preciso. Falar de morte e luto com as crianças não é fácil e, pelo que aprendemos com os terapeutas especializados, não é meramente intuitivo. No entanto, se usarmos a abordagem adequada, é muito menos assustador do que se imagina. Tanto para o adulto que leva a mensagem como para a criança que a recebe.

Este Dia de Finados, em que muitas famílias prestam homenagens aos seus mortos queridos, é uma oportunidade para conduzir as crianças para esse universo sem o receio de parecer lúgubre ou assustador. Já publicamos aqui diversos posts sobre este assunto, que são excelente fonte de consulta e hoje compartilhamos mais um vídeo muito bonito e esclarecedor sobre o tema. “Como falar sobre a morte com as crianças” faz parte de uma série de minidocs de Reflexões sobre o Luto, produzida pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, mantenedora do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. Neste vídeo, nossa colega Fernanda Ferraz Figueiredo, uma das fundadoras do Vamos Falar Sobre o Luto, além de psicólogas especialistas em luto infantil, relatam experiências pessoais e práticas terapêuticas que ajudam compreender e ensinam a falar sobre a morte com crianças. “Ofereça a verdade” , resume uma das terapeutas ouvidas. “Quando se omite a verdade“, diz, “a criança entende que está diante de algo tão terrível que não pode sequer ser mencionado.

A verdade, dita de forma natural e amorosa, é a síntese dos muitos ensinamentos que este vídeo nos traz.

 

Este minidoc faz parte de uma série de três episódios sobre Reflexões sobre o Luto, disponíveis no canal Saúde da Infância, no YouTube.