Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

O poder da empatia para se conectar com a dor do outro

Por mais triste e desolador que seja o sentimento alheio, colocar-se ali ao seu lado é a forma mais poderosa de entender seu sofrimento e ajudar

Imagem Alex Hockett

A empatia é um sentimento poderoso: traz conexão, entendimento da perspectiva do outro, evita o julgamento, reconhece a emoção e interage com ela. Empatia é sentir com as pessoas (e não apenas pelas pessoas), colocar-se no seu lugar, por mais triste e escuro que ele seja. É saber ouvir o que alguém sente , sentir sua dor e dizer: você não está sozinho, eu estou aqui.

É difícil porque para se conectar com a dor do outro, é preciso se conectar a nossa, reconhecê-la em nós . Isso não é fácil, e por isso mesmo tentamos, sem perceber, minimizar o sentimento alheio: dizer que vai passar, que o tempo vai curar ou qualquer alternativa paliativa é a nossa forma automática de “enxergar o lado bom” e de nos protegermos. O que temos que aprender é que dificilmente teremos uma resposta para fazer a pessoa enlutada se sentir melhor naquele momento. O que pode ajudá-la é, simplesmente, estar lá para ela. Totalmente conectados.

Uma das narrativas mais simples e comoventes a respeito da empatia está nesta animação, apresentada em uma palestra TED pela psicóloga americana Brené Brown. A dra Brown é uma estudiosa da conexão humana – nossa habilidade de sentir empatia, pertencer, amar. Vale a pena assistir o vídeo.