Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Voamos e voltamos

Depois mais de 4 meses bem quietinhas, as fundadoras do “Vamos Falar Sobre O Luto” voltam a usar a sua voz para acolher aqueles que sofrem processos de luto importantes.

Após um intenso momento de criação e produção do podcast do “Vamos Falar Sobre O Luto?”, nós acabamos ficando fora das redes sociais e do próprio site do projeto por 4 meses e meio. A imagem que fizemos foi das andorinhas que voam para pegar um ar e voltar, sem nunca termos nos desligado do nosso projeto do coração. Agora estamos de volta e achamos que cabe nos apresentar de novo para aqueles que estão chegando. Ou relembrar nosso caminho para nossos queridos amigos que nos seguem e nos ajudam desde o início.

O Vamos Falar Sobre O Luto? nasceu há 8 anos, com a união de 7 amigas com alta sensibilidade ao luto, por vivências próprias de perdas relevantes em suas vidas: Amanda Thomaz, Cynthia Almeida, Fernanda Ferraz, Gisela Adissi, Mariane Maciel, Rita Almeida (eu) e Sandra Sibaud. Temos uma nova integrante, a Laura Capanema, que foi nossa primeira voluntária em 2016 e ano passado se juntou a nós definitivamente por identificação e amor. Hoje somos 8 mulheres. Adoramos pessoas, adoramos escrever, criar e sentir. Quando lançamos o site “Vamos Falar Sobre O Luto?”, esse assunto era um tabu muito, mas muito maior do que é hoje. Tínhamos nos despedido de nossos amores recentemente e sentíamos na pele esse silêncio. O luto não estava nas conversas e, mais do que isso, era evitado muitas vezes em nome de poupar o enlutado de dor, o que só trazia muito mais dor e solidão. Hoje existe um convite para falarmos e refletirmos mais sobre a morte e o luto, embora eu desconfie que seja em uma bolha. De qualquer maneira, acho que evoluímos também nesse assunto, nesse século de tantas transformações.

Esse é outro aprendizado: por mais que o mundo se transforme e a vida siga, a saudade e o amor por quem partiu permanecem. Relembrando nosso primeiro aprendizado, que virou um cartão lindamente ilustrado com a frase: “Saudade é o amor que fica”. De lá para cá nunca paramos de aprender, de ensinar e de acolher aqueles que passam pela dor do luto.

Esse post é para dizer que sempre estaremos por aqui, por um maior acolhimento das dores do luto e para trazer informação e inspiração para esse assunto, e mesmo nos dias em que não postamos nada nas redes, estamos conectadas. Pra gente, não é possível ser indiferente.

Por falar em rede, você já nos segue no Instagram? Senão vai lá para a gente conversar um pouco mais: https://www.instagram.com/vamos_falar_sobre_o_luto/

Com amor, Rita Almeida e VFSOL