Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

O ano do pensamento mágico

A vida muda num instante. Você senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente.
foto: John Bryson/Sygma/Corbis
foto: John Bryson/Sygma/Corbis

O ano do pensamento mágico” foi lançado em 2005 e rapidamente se tornou uma referência para quem vive o luto. A escritora norte-americana Joan Didion viu sua vida virar de cabeça para baixo de uma hora para outra. Seu marido faleceu subitamente dentro de casa enquanto o casal vivia o drama de ver sua filha única lutar contra uma doença complicada. Na sua narrativa, Joan expõe sua força mas também sua vulnerabilidade. ‘Como viver sem ele? Como seguir em um mundo que me é desconhecido?’ – são algumas questões com as quais a autora se depara.

Não há respostas fáceis e o livro não é um conto de fadas. Talvez, justamente por isso, muita gente o considere um livro muito triste. E talvez essa realmente não seja uma leitura para quem não está vivendo a dor do luto. Porém, acredito que aqueles que passaram por uma perda e estão justamente tentando reorganizar suas vidas possam valorizar mais o esforço que essa senhora, aos quase 70 anos, precisou fazer na ausência do seu grande companheiro e frente aos novos desafios. E quem sabe também sintam vontade de escrever… pois tudo indica que foi escrevendo que Joan Didion conseguiu organizar sua nova vida.