Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Não tenhamos pressa

Quando perdemos alguém sentimos rapidamente a cobrança externa e até mesmo interna para se recuperar logo. Mas é importante ter a clareza de que o luto é um processo e não ter pressa é fundamental.
A morte tira tudo do lugar, inclusive o tempo. Parece que passamos a operar em outra rotação. As pessoas nos pedem calma mas, ao mesmo tempo, nos apressam para ficar bem. A gente se cobra para voltar à rotina mas não temos controle das nossas próprias emoções: um dia estamos bem e no outro não. Quando achamos que vamos melhorar de vez, uma simples lembrança é capaz de nos levar de volta à estaca zero.

Vivenciar o luto é uma verdadeira montanha russa de sentimentos. É importante ter paciência, ter a clareza de que cada um tem o seu próprio ritmo e que nesse processo o tempo não é linear, os altos e baixos são frequentes e o melhor a se fazer é caminhar devagar, sem pressa e sem cobrança.

Ilustração: Marina Papi