Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

3 livros infantis sobre morte e perda

Conheça essas lindas histórias que podem ajudar as crianças na elaboração da morte, da perda, da distância e da saudade

A dor da perda é uma constelação de pensamentos e sentimentos internos que experimentamos quando alguém que amamos morre, e o luto é a expressão dessa dor. No geral, nós, como sociedade, como família ou como indivíduos, tendemos a “proteger” as crianças do processo de luto não as encorajando a expressar sua dor. Mas temos bons motivos para acreditar que as crianças podem integrar o tema morte às suas vidas e viverem bem.

Em 2014 perdi meu avô. O Biso estava sempre presente na vida das crianças. Foi difícil explicar para eles que o Bisavô tinha morrido e que não o veríamos mais. Muitas perguntas vieram após a notícia. O Vovô desapareceu? A gente não vai vê-lo nunca mais? Para onde ele foi? Posso falar com ele?

Muitas explicações e alguns livrinhos me ajudaram nesse processo.

Veja abaixo sugestão de três livros infantis lindos e delicados que falam sobre morte e perda.

Captura de Tela 2016-05-23 às 13.12.48

A Árvore Das Lembranças, Britta Teckentrup

“A raposa levou uma vida longa e feliz na floresta. Mas quando sentiu-se muito, muito cansada, entendeu que era hora de partir. Tristes, os animais da floresta reúnem-se em volta da amiga para relembrar os momentos felizes que viveram junto com ela. Mas uma agradável surpresa irá aquecer o coração de cada um deles e transformar a dor da saudade em um alegre farfalhar de folhas ao vento. Um livro delicado e tocante, que celebra a vida e nos ajuda a resgatar as doces lembranças daqueles que amamos.”

 

Captura de Tela 2016-05-23 às 13.08.18

A Vida Sem Léo, Andrea Maturana

“Léo e Bia são muito amigos, mas de uma hora para a outra têm que se separar, porque a família de Léo vai se mudar para um lugar distante. Depois da partida dele, os dias se tornam tristes e solitários. E a melancolia abre um enorme vazio na vida de Bia. Por que a saudade dói tanto?”

 Captura de Tela 2016-05-23 às 13.07.15

Para Onde Vamos Quando Desaparecemos?, Isabel Minhós Martins, Madalena Matoso

“Já parou para pensar para onde vão as meias sem par? A areia da praia levada pelo vento? E o barulho, quando tudo fica em silêncio? Esses são alguns dos mistérios que a vida distribui aos montes, e a verdade é que algumas perguntas nem mesmo os adultos conseguem responder com certeza. A mais difícil talvez seja esta: para onde vão as coisas, e as pessoas, quando não estão mais aqui? Cada um tem uma resposta diferente, mas, já que ninguém sabe ao certo qual é a certa, podemos dar asas à imaginação e inventar mil e uma possibilidades.”