Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Resiliência é algo que podemos construir

Desenvolvemos a resiliência quando descobrimos que podemos ter controle sobre nossa vida mesmo quando uma perda nos faz perder o chão

Photo by Ashley Batz on Unsplash

Resiliência

No sentido físico é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. No figurativo, é a capacidade de se recobrar ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Nos últimos anos, esse substantivo se tornou uma palavrinha mágica, entendida como uma qualidade notável que é capaz de determinar o sucesso de uma pessoa em diversos campos da vida. A resiliência está associada à forma como lidamos com grandes perdas mas também com situações banais do cotidiano, como tomar um banho de chuva bem no dia que esquecemos o guarda chuva.

É claro que algumas pessoas já nascem com um maior ou menor nível de resiliência, mas a boa notícia é que ela é uma habilidade que pode ser aprendida. Seus maiores obstáculos são nossos processos mentais e a melhor forma de desenvolvê-la é por práticas milenares já conhecidas, como a própria filosofia budista.

O psicólogo Martin Seligman, um estudioso da resiliência, passou décadas analisando como as pessoas lidam com acontecimentos negativos. Sua tese é de que três Ps podem prejudicar a recuperação: 1- a Personalização, que é a impressão de que somos culpados pelo que aconteceu; 2- A Permeabilidade, que é sentimento de que o acontecimento negativo vai afetar todos os setores da nossa vida; 3- A Permanência, que é a certeza de que o sofrimento causado pelo acontecimento negativo vai durar para sempre. Segundo Seligman, se tivermos consciência da armadilha dos três Ps podemos aprender a escapar dela e nos tornarmos mais aptos a enfrentar as adversidades.

São muitas as fontes de aprendizado e inspiração sobre o tema que estão disponíveis hoje, seguem algumas dicas:

Para Ler

Como Manter a Mente Sã, Philippa Perry. Uma leitura gostosa e dinâmica, com ensinamentos sobre o funcionamento da nossa mente e exercícios que trabalham nosso senso de perspectiva, criatividade e a resiliência. Com o livro, a psicoterapeuta Philippa se propõe a demonstrar que é possível se tornar uma pessoa um pouco menos torturada e um pouco mais satisfeita.

Quando Tudo se Desfaz, Pema Chodron. A budista Pema Chodron escreveu esse livro após enfrentar um difícil período de separação do marido. Nele, ela nos ensina que a felicidade está ao nosso alcance e, no entanto, tantas vezes a perdemos de vista, ironicamente, na tentativa de evitar dor e sofrimento.

Plano B, Como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade (Editora Fontanar), Sheryl Sandberg e Adam Grant. Ao perder o marido de forma repentina, há dois anos, a chefe de operações do Facebook mergulhou fundo na dor do luto antes de voltar à tona com uma lição de esperança e resiliência. Neste livro escrito a quatro mãos com o psicólogo e amigo Adam Grant, ela conta a história de como acolheu a dor para aprender a viver sem a primeira opção, que era viver e criar os filhos ao lado do homem que amava. Comovente e inspirador, o livro de Sandberg é um aprendizado sobre como seguir em frente e não desistir de ser feliz.

 

Para assistir

About Time (2013 – Richard Curtis), Uma comédia romântica na qual o protagonista descobre que pertence a uma linhagem especial de pessoas com o poder de voltar o tempo quando quiser, pulando assim todas as adversidades que surgirem no caminho. O filme nos faz perceber a importância de viver tempestades e enxergar a beleza que também está ali.

 

Para Fazer

The School of Life, Como ter Resiliência, Curso de um dia com ideias sobre o conceito de resiliência e atividades em grupos

 

Para Inspirar

“Quando tudo se desintegra, somos submetidos a uma espécie de teste, e também a um certo processo de cura.” Pema Chodron
“Aprendi que quando a vida te põe para baixo, você pode quicar no fundo do poço, voltar à superfície e respirar de novo.”Sheryl Sandberg