Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

Esse desconforto que você sente é luto

A Harvard Business Review publicou um texto com o título acima. Fiz aqui uma tradução livre para pensarmos juntxs sobre esse momento tão atípico que estamos vivendo: um luto antecipatório sentido por milhões de pessoas ao mesmo tempo.
sebastian-staines-9dfJQx-ez3U-unsplash

No dia 23 de Março, Scott Berinato, editor da Harvard Business Review, publicou um texto online com o título acima. No dia seguinte, sem ter lido o texto do Scott, eu comentei com minhas parceiras do Vamos falar sobre o luto? que o momento que vivíamos me lembrava muito os últimos meses de vida da minha mãe que faleceu de câncer. “Não sei se vocês me entendem: o confinamento, os dias longos, o não saber do amanhã, as pequenas alegrias.”  – foi o que escrevi para elas no nosso grupo do WhatsApp.

Ao ler o texto que vocês vão ler a seguir (tradução livre e você pode ler o original aqui), eu me lembrei do conceito de luto antecipatório que havia estudado lá atrás. Claro, é isso! Só que, dessa vez, algo que é sentido por milhões de pessoas ao mesmo tempo. “Estamos sofrendo no nível micro e macro”, nos diz o autor, que também traz dicas simples de como lidar com a ansiedade e o processo de luto. Espero que faça bem a você que lê também:

“Alguns membros da equipe de edição da HBR se encontraram virtualmente no outro dia – uma tela cheia de rostos em uma cena que se torna mais comum em todos os lugares. Conversamos sobre o conteúdo que estamos produzindo neste momento angustiante de pandemia e como podemos ajudar as pessoas. Mas também conversamos sobre como estávamos nos sentindo. Um colega mencionou que o que ela sentia era luto. Cabeças assentiram em todos os painéis.

Se podemos nomear, talvez possamos administrá-lo. Nos voltamos para David Kessler para idéias sobre como fazer isso. Kessler é o principal especialista em luto do mundo. Ele co-escreveu com Elisabeth Kübler-Ross “Os Segredos da Vida” (que fala sobre encontrar significado através dos 5 estágios do luto). Kessler também trabalhou por uma década num sistema hospitalar em Los Angeles. Ele trabalhou na equipe de risco biológico. Seu trabalho voluntário inclui estar na Reserva de Especialistas da LAPD para eventos traumáticos, assim como ter servido na equipe de serviços para o desastre da Cruz Vermelha. Ele é o fundador do www.grief.com, que recebe mais de 5 milhões de visitas anualmente de 167 países.

Kessler compartilhou seus pensamentos sobre por que é importante reconhecer a dor que você pode estar sentindo, como lidar com ela e como ele acredita que encontraremos significado nela. A conversa foi levemente editada para maior clareza.

 

HBR: As pessoas estão sentindo muitas coisas no momento. É certo chamar um pouco o que eles estão sentindo de luto.

Kessler: Sim, e estamos sentindo uma série de lutos diferentes. Sentimos que o mundo mudou, e ele mudou. Sabemos que isso é temporário, mas não é assim que sentimos, e percebemos que as coisas serão diferentes depois. Assim como ir para o aeroporto ficou diferente após o 11 de setembro, as coisas vão mudar e esse é o ponto em que elas mudam. A perda da normalidade; o medo do pedágio econômico; a perda de conexão. Isso está nos atingindo e nós estamos em luto. Coletivamente. Não estamos acostumados a esse tipo de luto coletivo no ar.

 

Você disse que estamos sentindo mais de um tipo de luto?

Sim, também estamos sentindo um luto antecipatório. O luto antecipatório é o sentimento que temos sobre o que o futuro reserva quando não temos certeza. Geralmente, ele se concentra na morte. Sentimos isso quando alguém recebe um diagnóstico grave ou quando pensamos que vamos perder um dos pais algum dia. O luto antecipatório também é um futuro mais amplamente imaginado. Está chegando uma tempestade. Há algo ruim por aí. Com um vírus, esse tipo de tristeza é tão confuso para as pessoas. Nossa mente primitiva sabe que algo ruim está acontecendo, mas você não pode vê-lo. Isso quebra nossa sensação de segurança. Estamos sentindo essa perda de segurança. Eu não acho que perdemos coletivamente nosso senso de segurança geral assim. Individualmente ou em grupos menores, as pessoas sentiram isso. Mas todos juntos, isso é novo. Estamos sofrendo no nível micro e macro.

 

O que as pessoas podem fazer para lidar com todo esse sofrimento?

Compreender os estágios do luto é um começo. Mas sempre que falo sobre os estágios do luto, tenho que lembrar às pessoas que os estágios não são lineares e podem não ocorrer nessa ordem. Não é um mapa, mas fornece alguns andaimes para este mundo desconhecido. Há negação, que dizemos no começo: esse vírus não nos afeta. Há raiva: você está me fazendo ficar em casa e tirando minhas atividades. Há uma barganha: Ok, se eu me distanciar por duas semanas tudo ficará melhor, certo? Há tristeza: não sei quando isso vai acabar. E finalmente há aceitação. Está acontecendo; Eu tenho que descobrir como proceder.

Aceitação, como você pode imaginar, é onde está o poder. Encontramos controle na aceitação. Eu posso lavar minhas mãos. Eu posso manter uma distância segura. Eu posso aprender a trabalhar virtualmente.

 

Quando estamos passando pelo luto, há aquela dor física. E a mente que não para quieta. Existem técnicas para lidar com isso para torná-lo menos intenso?

Vamos voltar ao luto antecipatório. O luto antecipado doentio é realmente ansiedade, e é sobre isso que você está falando. Nossa mente começa a nos mostrar imagens. Meus pais estão ficando doentes. Vemos os piores cenários. Essa é a nossa mente sendo protetora. Nosso objetivo não é ignorar essas imagens ou tentar fazê-las desaparecer – sua mente não permitirá que você faça isso e pode ser doloroso tentar forçá-las. O objetivo é encontrar equilíbrio nas coisas que você está pensando. Se você sentir a pior imagem tomando forma, pense na melhor imagem. Todos ficamos um pouco doentes e o mundo continua. Nem todo mundo que eu amo morre. Talvez ninguém o faça porque todos estamos dando os passos certos. Nenhum dos cenários deve ser ignorado, mas também nenhum deve dominar.

Luto antecipatório é a mente que vai para o futuro e imagina o pior. Para se acalmar, você quer vir para o presente. Este será um conselho familiar para quem já meditou ou praticou a atenção plena, mas as pessoas sempre se surpreendem com o quão prosaico isso pode ser. Você pode citar cinco coisas na sala. Há um computador, uma cadeira, uma foto do cachorro, um tapete velho e uma caneca de café. É simples assim. Respirar. Perceba que, no momento presente, nada do que você antecipou aconteceu. Neste momento, você está bem. Você tem comida. Você não está doente. Use seus sentidos e pense sobre o que eles sentem. A mesa é dura. O cobertor é macio. Eu posso sentir a respiração entrando no meu nariz. Isso realmente funcionará para atenuar um pouco dessa dor.

Você também pode pensar em como deixar de lado o que não pode controlar. O que seu vizinho está fazendo está fora de seu controle. O que está em seu controle é ficar a um metro e meio e lavar as mãos. Concentre-se nisso.

Finalmente, é um bom momento para estocar compaixão. Todos terão diferentes níveis de medo e tristeza e isso se manifesta de maneiras diferentes. Um colega de trabalho ficou muito irritado comigo outro dia e pensei: Isso não é essa pessoa; e sim como ela está lidando com isso. Estou vendo o medo e a ansiedade de todos. Então seja paciente. Pense em quem geralmente é alguém e não quem parece ser neste momento.

 

Um aspecto particularmente preocupante dessa pandemia é não saber quando ela acaba.

Este é um estado temporário. Ajuda dizer isso. Eu trabalhei por 10 anos no sistema hospitalar. Fui treinado para situações como essa. Também estudei a pandemia de gripe de 1918. As precauções que estamos tomando são as corretas. A história nos diz isso. Isso é passível de sobrevivência. Nós vamos sobreviver. Este é um momento para superproteger, mas não exagerar.

E, eu acredito que encontraremos significado nele. Fico honrado em saber que a família de Elisabeth Kübler-Ross me deu permissão para adicionar um sexto estágio ao luto: o significado. Eu tinha conversado bastante com Elisabeth sobre o que veio depois da aceitação. Eu não queria parar na aceitação quando experimentei pessoalmente o luto. Eu queria um significado naquelas horas mais sombrias. E acredito que encontramos luz naqueles tempos. Mesmo agora, as pessoas estão percebendo que podem se conectar por meio da tecnologia. Eles não são tão distantes quanto pensavam. Eles estão percebendo que podem usar seus telefones para longas conversas. Eles estão apreciando caminhadas. Acredito que continuaremos a encontrar significado agora e quando isso acabar.

 

O que você diz a alguém que leu tudo isso e ainda está se sentindo sobrecarregado com o luto?

Continue tentando. Há algo poderoso em nomear isso como luto. Isso nos ajuda a sentir o que está dentro de nós. Muitos me disseram na semana passada: “Estou dizendo aos meus colegas de trabalho que estou tendo dificuldades” ou “Chorei ontem à noite”. Quando você nomeia o que sente, você sente algo e ele se move através de você. As emoções precisam de movimento. É importante reconhecermos o que passamos. Um subproduto infeliz do movimento de auto-ajuda é que somos a primeira geração a ter sentimentos sobre nossos sentimentos. Dizemos a nós mesmos coisas como: sinto-me triste, mas não devo sentir isso; outras pessoas estão piores. Nós podemos – devemos – parar no primeiro sentimento. Eu me sinto triste. Deixe-me ir por cinco minutos para me sentir triste. Seu trabalho é sentir tristeza, medo e raiva, independente do que os outros sentem. Lutar não ajuda porque seu corpo está produzindo a sensação. Se permitirmos que os sentimentos aconteçam, eles acontecerão de maneira ordenada, e isso nos capacitará. Então não somos vítimas.

 

De uma maneira ordenada? Sim. Às vezes, tentamos não sentir o que estamos sentindo, porque temos essa imagem de um “bando de sentimentos”. Se eu me sentir triste e deixar isso entrar, isso nunca desaparecerá. O bando de sentimentos ruins vai me invadir. A verdade é um sentimento que se move através de nós. Nós sentimos e vai e depois vamos para o próximo sentimento. Não há algo externo que vai nos pegar. É absurdo pensar que não devemos sentir o luto agora. Permita-se viver o luto e siga em frente.”