Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar

É preciso acender a luz

Depois de um tempo, as pessoas que nos amam vão seguir suas vidas e cabe a nós ir em busca de um pouco de luz

Logo que iniciamos o projeto, entendemos que uma das primeiras queixas dos enlutados era a falta de paciência ‘das pessoas’ com seu processo de dor. Escutamos inúmeros relatos daqueles que se sentiram pressionados e apressados para ‘ficar bem’ logo. E por isso, constantemente, trazemos os pedidos de mais empatia e mais paciência para as nossas conversas aqui nesse site. Porém, esse nosso pedido não significa apatia ou desistência, e sim liberdade para que cada um possa seguir no seu ritmo e com suas próprias estratégias.

‘É preciso acender a luz’ vem não como uma imposição, mas como um chamado para que cada um busque coisas que lhe façam bem e sentido para seguir em frente. Ouvimos diversas vezes que, após os primeiros dias ou semanas de máxima atenção de amigos e familiares, chega aquele momento em que você se depara com um grande silêncio e precisa se cuidar mais do que ser cuidado. E como você mesmo pode se ajudar? – fica a pergunta. Porque ainda que tenhamos amigos e amores e terapeutas, o processo do luto é uma elaboração interna, subjetiva e individual. Levantar, se cuidar, pedir ajuda, não desistir da sua vida, do seu futuro, tentar, cair, levantar de novo – é o melhor que você pode fazer por si mesmo. Atos de coragem e de amor próprio que serão recompensados logo mais. Avante!

 

Ilustração da Marina Papi para o 'Vamos falar sobre o luto?'
Ilustração da Marina Papi para o ‘Vamos falar sobre o luto?’